Apresentação do Programa

A proposta do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade foi realizada por meio de uma associação em rede que foi preconizada como conseqüência da criação da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação. A Rede é composta por dez instituições entre públicas e privadas, representando todos os estados da região. A coordenação da rede cabe à Universidade de Brasília e além dos pesquisadores vinculados às instituições participantes, pesquisadores das unidades da Embrapa localizadas no Centro-Oeste poderão atuar como orientadores. Além da UFMS, compõem a rede: UFMT, Unemat, UCDB, UFGD, UFG, PUC-Goias, IFGoiano e UCB.

Objetivos do Programa:

O Programa objetiva a formação de doutores para atuar nos mais variados campos de estudo da Biotecnologia e da Biodiversidade. Visa aprofundar a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando de forma a permitir contribuição original e criativa na área de pesquisa científica e tecnológica com o foco na inovação, e na formação de recursos humanos de alto nível. Pretende-se, no desenvolvimento do Programa, a integração das Instituições dos Estados da Região Centro Oeste com a participação de professores, orientadores e doutorandos e também de profissionais do setor produtivo, a fim de permitir esforços conjuntos e racionalizados. Neste contexto, objetiva-se agregação de conhecimentos sobre a biodiversidade regional visando o desenvolvimento de processos, produtos e serviços que venham contribuir para a bioindústria local e para o desenvolvimento sustentável da Região. Nesse sentido, grande destaque será dado ao estudo da biodiversidade regional para fins biotecnológicos além de outros projetos que levem ao desenvolvimento da bioindústria local (agropecuária, indústria farmacêutica, biocombustíveis, etc). Mais importante, o Programa deverá contribuir com as IES e com os governos locais para a criação da cultura e de ambientes favoráveis ao empreendedorismo dos doutorandos, principalmente na geração de patentes e de criação de novos negócios.

Perfil do Profissional a ser Formado:

Ao concluir o curso de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade, o profissional deverá apresentar uma sólida formação científica que o habilite para atuar no ensino e pesquisa no contexto da biotecnologia a partir do potencial da biodiversidade. Deverá, ainda, estar apto a inserir-se em atividades de inovação e extensão tecnológica, além de setores da indústria e de serviços biotecnológicos. O egresso do Curso deve apresentar um nível elevado de senso crítico com relação aos problemas relacionados à sua área de atuação, sendo capaz de discernir os aspectos relevantes dos pontos de vista científico, tecnológico, de inovação, humanístico, social, econômico, ecológico e político. Os detentores do título de Doutor em Biotecnologia e Biodiversidade serão também aptos a desempenhar, de forma independente, funções tais como elaborar e coordenar projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, tanto em universidades como no setor industrial. Poderão, ainda, desempenhar diferentes funções, nos setores público e privado, em atividades onde a experiência em inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico sejam requisitos fundamentais, tais como a geração de novos produtos, planejamento, controle de processos biológicos, assessoria, regulamentação e fiscalização, ou qualquer outra atividade onde a biotecnologia desempenha papel relevante.