Áreas de concentração e linhas de pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB), nível Doutorado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), apresenta uma área de concentração: Biotecnologia e Diversidade, com as seguintes linhas de pesquisa:

I - Ciência, Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Região Centro Oeste:

• Plantas de relevância regional e resistência a estresses bióticos (pragas, ervas daninhas, fungos, bactérias, vírus e nematódeos) e abióticos (alterações climáticas, limitações edáficas, entre outros).
  • Conhecimento e tecnologias para o planejamento de sistemas produtivos e ambientalmente sustentáveis (interações com processos e dinâmica da ocupação humana, mapeamento de regiões ambientalmente representativas, desenho, uso e conservação de áreas de reserva legal, restauração de Áreas de Preservação Permanente – APPs e Corredores Ecológicos, entre outros).
  • Sistemas agrícolas inovadores com vistas à exportação (fruticulturas, bioenergia, madeiras nobres, entre outros).
  • Novas tecnologias de controle biológico/semioquímico e manejo integrado de pragas de plantas e de animais de importância regional (mosca-do-chifre, carrapato, berne, helmintos, platelmintos, mosca-da-fruta, entre outros).
  • Desenvolvimento de tecnologias para o uso sustentável da flora, fauna e microbiota do Cerrado e Pantanal (melhoramento genético, extrativismo sustentável e agrodiversidade e segurança alimentar e energética, entre outros).

II - Bioeconomia e Conservação dos Recursos Naturais:

• Bioprospecção da diversidade do Cerrado e Pantanal (vegetal, animal e microbiota): uso econômico e racional visando ao desenvolvimento de novos produtos (Biomoléculas do Futuro).
  • Conservação e manejo de bancos genéticos in situ e ex situ, propagação e crescimento de espécies nativas com potencial econômico.
  • Saúde e biodiversidade (uso medicinal da biodiversidade por populações humanas, toxinologia, zoonoses, paisagens ecoepidemiológicas e cenários futuros, entre outros).
  • Econegócios (desenvolvimento de tecnologia e abertura de mercado para o uso de espécies nativas do Cerrado e Pantanal; quantificação, manutenção e valoração dos serviços ambientais).
  • Conservação e análise dos padrões e processos associados à biodiversidade e interações com a geodiversidade (heterogeneidade espacial e temporal do meio físico, relações filogenéticas, análises filogeográficas, estimativas de fluxo gênico, diversidade genética populacional, manutenção do potencial evolutivo e viabilidade de populações, entre outros).
  • Monitoramento, Ecotoxicologia e Biorremediação (indicadores de integridade ambiental de sistemas terrestres e aquáticos, mecanismos de controle e restauração de distúrbios, entre outros).

III - Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços Biotecnológicos:

• Desenvolvimento e inovação (incremental e/ou radical) de produtos biotecnológicos e bioprocessos industriais (incluindo escalonamento, bioensaios e testes pré-clínicos).
  • Pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de fronteira de nanotecnologia, genômica, pós-genômica, proteômica e bioinformática.